Caros leitores,
Na coluna desta semana, conheceremos um pouco sobre uma das cidades mais conhecidas e visitadas de toda a Europa: Barcelona, local que fascina pela sua diversidade cultural, pois permite que os visitantes façam passeios pelos grandiosos monumentos arquitetônicos, pelas suas paisagens naturais e pela gastronomia local, fatores que contribuem para que a cidade seja uma das preferidas e mais amadas pelos turistas.
Localizada na região da Catalunha, Barcelona é o destino ideal para quem gosta de passear por lugares que recontam a história local e por ser uma cidade com uma cultura bem viva, sentida em cada canto e rua da capital da Catalunha. É em Barcelona que estão as obras mais famosas de Antoni Gaudí, “famoso arquiteto catalão”, que se destacou pela suntuosidade de suas construções. Na coluna de hoje, conheceremos uma de suas obras mais conhecidas: O Templo Expiatório da Sagrada Família.
Para quem aprecia arte, ama visitar Igrejas e que pretende conhecer de perto as obras de Antoni Gaudí, um dos grandes nomes da arquitetura no mundo, precisa visitar Barcelona e conhecer o Templo Expiatório da Sagrada Família, que fascina pela sua arquitetura e beleza.
O Templo segue em construção desde 1882, há mais de um século, e até hoje é o lugar mais visitado de Barcelona, recebendo mais de 3 milhões de turistas anualmente. A previsão era de que o Templo fosse totalmente construído até 2026, ano que coincidiria com o centenário da morte de Antoni Gaudí, mas devido a pandemia as obras foram interrompidas. Ainda sobre o Templo, dentro dele funciona um museu, com plantas, móveis e desenhos da Sagrada Família feitos pelo arquiteto, espaço esse que merece uma visita.
E para finalizar nosso passeio de hoje, nada melhor que conhecer a gastronomia local e provar uma das iguarias da região. Por isso, indicamos que vocês experimentem um doce muito típico de Barcelona: mel i mató. O nome pode até parecer estranho, mas o sabor desse doce é incrível.
Essa sobremesa lembra muito a ideia do doce Romeu e Julieta, já que ambas receitas levam queijo e buscam contrastar o doce com o salgado. No caso da receita Mel i Mató, o ingrediente principal é o queijo fresco "Mató", de origem catalã e que possui uma textura bem cremosa - que lembra o conhecido requeijão - sendo coberto ainda pelo mel, outro ingrediente importante que caracteriza a sobremesa, e nozes, que provocam uma mistura de sabores e texturas.
E aí, gostaram do passeio de hoje?! Esperamos que sim.
Abraços e até logo!