Caros leitores,
Na coluna desta semana, vamos viajar para San Lorenzo de El Escorial, um povoado localizado a 50 quilômetros de Madrid e que fascina com seu Conjunto Histórico Artístico, o suntuoso Monasterio de San Lorenzo de El Escorial, declarado, inclusive, como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
San Lorenzo de El Escorial é um povoado que começou a se desenvolver com o Monasterio de El Escorial, monumento construído para comemorar a vitória na Batalha de San Quintín e que foi projetado por Juan Bautista de Toledo, mas foi Juan de Herrera o responsável pela conclusão da obra.
Dentro do grande complexo cultural e artístico que é o mosteiro, visitantes se deparam com uma variedade de espaços, como o Palácio Real, biblioteca, mosteiro e a suntuosa Basílica de El Escorial, marcada pela arquitetura renascentista e um dos pontos mais fascinantes do local.
Com o passar do tempo, a vila passou a ser de interesse de muitas famílias para as férias de verão, o que propiciou o desenvolvimento local, com a construção de casas e ruas que conferem ao povoado um charme muito especial, já que é marcado por um belo conjunto arquitetônico, com casas em estilo herreriano e avenidas em estilo racionalista.
San Lorenzo de El Escorial também dispõe de outros espaços históricos, como a Casita del Infante e seus jardins e a Casita del Príncipe, espaços que fazem parte do roteiro turístico da cidade e que foram construídas a pedido do Rei Carlos III.
A Casita del Infante foi construída como presente do Rei Carlos III ao seu filho, o Infante Gabriel, enquanto a Casita del Príncipe foi feita para o Príncipe Carlos (Rei Carlos IV). Ambas construções foram projetadas pelo arquiteto Juan de Villanueva e possuem características singulares que se complementam com os jardins que ficam no entorno das residências.
E a coluna desta semana encerra por aqui.
Abraços e até a próxima!