Passeio pelo Mercado de San Antón e pelo Mercado de la Paz

COLUNA DA SEMANA

Caros leitores,

Na coluna desta semana, vamos conhecer dois dos principais mercados de Madrid, o Mercado de San Antón e o Mercado de la Paz, cada um com sua história e importância para a economia da capital e para a identidade do povo madrileno.

Na Espanha, os mercados são espaços muito fortes e marcam bem a cultura do país, utilizados para além de um local voltado para compras de comida, mas sim como um espaço de vivência da cultura e dos hábitos dos madrilenos, que moldam a gastronomia e os costumes locais.

Imagem: Reprodução/Mercado de San Antón

O Mercado de San Antón, por exemplo, é um dos mais visitados de Madrid, tanto pelos residentes quanto por turistas, proporcionando um espaço que não se limita somente a um local de compras, mas que se transforma em um ponto para desfrute de pratos típicos e lugares mais tranquilos.

Localizado no bairro Chueca, em uma região bem localizada, o Mercado de San Antón foi aberto no século XIX, mas foi demolido anos depois e reconstruído em 2011. Após essa reconstrução, o espaço ganhou uma nova forma e ficou mais moderno, abrigando desde então três pisos que ofertam uma variedade de produtos, serviços e espaços para desfrute.

La Cocina de San Antón/Imagem: Cléo CostaLa Cocina de San Antón/Imagem: Cléo Costa

No primeiro piso, há uma variedade de produtos frescos e de qualidade típicos do país; já no segundo piso, o visitante pode degustar uma variedade de pratos tradicionais da Espanha e de outros países; o terceiro piso é uma das mais partes mais bonitas do mercado e é onde fica o restaurante La Cocina de San Antón, que integra vários pontos, desde quem vai somente para beber um drink a locais para que o visitante possa provar pratos da Espanha com tranquilidade.

Mercado de la Paz/Imagem: Ayuntamiento de Madrid

O Mercado de la Paz está localizado no distrito de Salamanca e foi inaugurado em 1882, sendo um dos espaços mais importantes para o bairro e para a capital espanhola.

Imagem: Cléo Costa

Sua arquitetura é marcada por peças em ferro, uma das características dos mercados mais antigos de Madrid, o que torna o local muito precioso e atrativo. É importante destacar que o Mercado de la Paz dispõe de um serviço de entrega de produtos frescos, um dos pontos de destaque do local.

Segundo o site do Mercado de la Paz, o espaço é o único em todo o mundo que vende e comercializa seus produtos frescos através do aplicativo Prime Now Amazon, fazendo com que o local fosse reconhecido internacionalmente.

Cléo Costa

NOTA DA COLUNISTA: Durante uma visita a Madrid, é interessante integrar em seu passeio um dos mercados da capital espanhola, para que possa vivenciar o cotidiano do povo local.

Abraços e até o próximo passeio!

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES