Coluna da semana: passeando pela cidade de Madrid

Na coluna desta semana, passeamos pela Puerta de Alcalá, um dos pontos turísticos da capital espanhola.

Gran Vía | Reprodução/Canva

Caros leitores,

Em nosso passeio semanal, seguiremos falando sobre Madrid, a capital da Espanha, uma cidade encantadora e que se destaca entre os turistas, não somente por ser a capital, mas por permitir que os visitantes conheçam diferentes faces de um mesmo lugar, sendo perfeita tanto para quem ama passear pela história local, por meio de museus, ruas e monumentos, quanto para aqueles que preferem conhecer os parques naturais ou atividades voltadas para um contato maior com a natureza. Se você é aquele turista que gosta de conhecer os monumentos históricos dos lugares que visita, essa coluna é dedicada a você.

Começaremos nosso passeio por um dos cartões postais da capital espanhola, a Puerta de Alcalá, que é uma das cinco portas reais que davam acesso à Comunidade de Madrid. Inaugurada em 1778, a porta recebeu esse nome por estar localizada no caminho que liga Madrid até Alcalá de Henares, sendo um dos pontos turísticos que costuma chamar a atenção dos visitantes e um dos símbolos da cidade, porque reconta a história da capital. 

Puerta de Alcalá

O monumento não é uma simples construção, porque carrega toda uma simbologia e é bastante representativo, como por exemplo: as quatro estátuas que estão sobre as colunas simbolizam a Justiça, a Prudência, a Temperança e a Fortaleza, elementos que foram bem pensados na hora de elaborar o projeto da porta.

Puerta de Alcalá

E o próximo passeio é de um local ainda mais curioso. Você sabia que existe um monumento do Egito, datado do século II a.C, localizado em Madrid?! Estamos falando do Templo de Debod, localizado no Parque do Quartel da Montanha, que foi doado pelo governo egípcio ao governo espanhol já no século XX, devido a construção da barragem de Assuão, que poderia inundar e deteriorar o monumento histórico. 

Templo de Debod

O governo espanhol já tinha manifestado interesse em ajudar na conservação de momentos históricos e recebeu posteriormente como presente do Egito em forma de agradecimento pela ajuda. Em 1972, o espaço foi aberto ao público, após ser montado pedra por pedra, tentando preservar ao máximo sua estrutura. Hoje, é um dos muitos passeios que podem ser feitos em Madrid, com entrada gratuita, possibilitando que você conheça um pouco da história dessa construção.

Sangría

DICA DE DRINK: E para finalizar o passeio de hoje, nada melhor que tomar algo bem refrescante em Madrid e a nossa sugestão é que você experimente uma das bebidas espanholas que mais se popularizou pelo mundo e que é apreciada não somente pelos espanhóis, mas em distintos continentes: Sangría. A bebida é feita com a mistura de várias frutas picadas, com açúcar, canela e vinho e tem um sabor irresistível.

Esperamos que vocês tenham gostado do passeio de hoje!

Abraços e até logo!

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES