Parque do Retiro: pulmão verde de Madrid

COLUNA DA SEMANA

Caros leitores,

Na coluna desta semana, vamos conhecer o famoso Parque do Retiro, pulmão verde da capital espanhola. Afinal, falar de Madrid e não citar o Parque do Retiro é até uma ofensa, porque estamos falando de um dos espaços mais simbólicos para os madrilenos e roteiro de muitos turistas.

Localizado no coração de Madrid e bem perto do famoso Triângulo da Arte, que reúne os três museus mais importantes de Madrid, o Parque do Retiro chama a atenção pela sua extensão, contando com 125 hectares, distribuídos entre muitas áreas verdes, o que torna o espaço um verdadeiro refúgio, além de monumentos históricos e belos jardins, excelentes para um dia de desfrute, uma caminhada e até mesmo um passeio de bicicleta.

No Parque do Retiro, é possível se deparar com um leque de atividades e muitos espaços culturais e de lazer, como a Galeria de Cristal e o Lago Grande. Para quem gosta de lugares com belos jardins, a Praça Parterre é uma ótima opção de passeio.

Palácio de Cristal/Imagem: Canva.com

O Palácio de Cristal é um dos pontos culturais mais simbólicos do parque. Inaugurado em 1887, o lugar foi concebido inicialmente como estufa, tornando-se posteriormente como espaço que abriga exposições temporárias do Museu Reina Sofía.

Lago Grande/Imagem: Canva.com

O Lago Grande, que foi construído entre 1634 e 1636, é outro ponto de muito prestígio do Parque do Retiro, oferecendo aos visitantes a oportunidade de passear de barca pelo local. No entorno do lago, está o famoso monumento em homenagem ao Rei Alfonso XII, um das esculturas mais conhecidas do parque.  

Plaza Parterre/Imagem: Canva.comPlaza Parterre/Imagem: Canva.com

Para quem prefere passear pelos jardins, a Praça Parterre é uma ótima opção, por abrigar um belíssimo espaço inspirado nos jardins franceses, com árvores cortadas milimetricamente em formato mais arredondado. Um espaço verdadeiramente inspirador e que atrai a atenção de muitos visitantes.

DICA DE PASSEIO: O Parque do Retiro é um verdadeiro refúgio e sua localização permite integrar mais passeios. Nos arredores do parque, há muitos quiosques para um lanche rápido, além de espaços culturais e históricos que merecem uma visita, como o Museu Reina Sofía.

Abraços e até o próximo passeio!

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES