Caros leitores,
Na coluna desta semana, vamos conhecer Aranjuez, uma cidade histórica e cultural que fica na Comunidade de Madrid e está localizada a poucos quilômetros da capital espanhola.
Para quem pretende visitar Madrid e aproveitar a estadia para passear pelos arredores da capital, pode incluir um visita a Aranjuez. A cidade está tão bem situada e a qualidade das vias na Espanha é tão boa, que é possível chegar em segurança de carro, trem ou ônibus em menos de 1h.
Ao chegar em Aranjuez, um dos pontos que já chama atenção é o famoso Palácio Real da cidade. A título de informação, a Espanha é uma monarquia parlamentarista, ou seja, há um rei que atua como chefe de estado e um parlamento que limita os poderes desse rei.
Por ser uma monarquia, em muitas cidades espanholas há palácios reais, uns funcionam como residência e outros estão abertos para visitação, como é o caso do Palácio Real de Aranjuez.
O Palácio Real de Aranjuez começou a ser construído a mando do Rei Felipe II, mas só foi finalizado no período do Rei Carlos III. Projetado por Juan Bautista de Toledo, a obra apresenta diferentes estilos arquitetônicos, fazendo parte ainda da Paisagem Cultural da cidade, que é declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
O local funcionou desde a sua construção como uma residência real de campo, usada pelos reis como espaço de desfrute e lazer, em diferentes estações do ano, principalmente na primavera.
É que a beleza do palácio não fica somente em sua estrutura. Os arredores do Real Sítio encantam com seus belos jardins, que florescem com a chegada da primavera.
O Jardim do Príncipe, por exemplo, que foi construído no século XVIII, período em que a monarquia se dedicou a revitalizar o Real Sítio, é um dos jardins mais charmosos da cidade. O nome do local foi escolhido em homenagem a Carlos IV, quando este ainda carregava o título de Príncipe das Astúrias.
O Real Sítio abriga outros jardins, que podem ser visitados pelo público. Por isso, durante sua estadia na Espanha, não deixe de conhecer a cidade de Aranjuez e seu belo Palácio Real.
A coluna desta semana encerra por aqui. Esperamos que vocês tenham gostado.
Abraços e até a próxima!