Caros leitores,
Na coluna desta semana, apresentamos dois dos Templos Católicos mais importantes e visitados de Madrid: a Catedral de Santa María la Real de la Almudena e a Igreja de San Jerónimo, espaços de fé e de tradição na capital espanhola.
A Espanha é um país majoritariamente cristão, tendo boa parte de sua população praticando a doutrina do Catolicismo. Fato esse que fica evidente pela quantidade de Templos Católicos em Madrid e pelas tradicionais festas cristãs que ocorrem ao longo do ano e, em especial, no período da Semana Santa. Celebrações que são aguardadas pela população espanhola e que já são símbolos da identidade do país.
Quem visita a Espanha, até mesmo quem não professa a fé cristã, costuma incluir nos roteiros conhecer as Catedrais e Igrejas históricas do país, que encantam pelas riquezas arquitetônicas e pela história. Em Madrid, são vários os Templos Católicos para quem deseja conhecer de perto espaços tão importantes para a cultura da capital espanhola.
Catedral de Santa María la Real de la Almudena: uma das Igrejas mais famosas de Madrid é a Catedral de Santa María de la Real Almudena, que fica bem perto do Palácio Real da cidade e que atrai visitantes de todas as partes do mundo encantados com a arquitetura e suntuosidade do local.
A Catedral de Almudena começou a ser construída no final do século XIX, sobre a Igreja de Santa María la Mayor, em homenagem à Santa padroeira de Madrid. No local, é conservada a imagem de Maria mais antiga da capital espanhola, conhecida como a Virgen de la Flor de Lis.
Um fato que merece ser mencionado é que em 1993, no dia 15 de junho, o Papa João Paulo II esteve em Madrid para consagrar a Catedral.
Igreja de San Jerónimo El Real: outro espaço também muito conhecido e importante em Madrid é a Igreja de San Jerónimo El Real, que antes funcionava como mosteiro.
O local é popularmente conhecido como “Los Jerónimos” e foi um dos principais mosteiros da capital espanhola. Sua origem remonta ao final do século XV e início do século XVI, quando a rainha Isabel la Católica cede um novo espaço aos monges.
Desde 1925, a Igreja de San Jerónimo El Real é Monumento Nacional da Espanha, tendo passado por reformas ao longo da história, mas ainda abriga uma arquitetura em estilo gótico.
E a coluna desta semana encerra por aqui.
Abraços e até a próxima!