Caros leitores,
Na coluna desta semana, apresentamos uma das vias mais famosas da capital espanhola, a Gran Vía, também conhecida como a “Broadway Madrilena”, devido à quantidade de teatros e espaços culturais em sua extensão.
Gran Vía além de ser uma das avenidas mais emblemáticas, é também uma das principais via da capital, responsável por interligar diferentes zonas de Madrid. Sua localização estratégica, em uma região central da capital, faz com que a Gran Vía seja uma área de grande atração turística.
Com mais de 100 anos de história, a zona representa um marco da modernização em Madrid. Entre 1910 e 1931, ano de sua construção, o local passou por muitas intervenções urbanísticas. Um de seus edifícios mais famosos é o Metrópolis, inaugurado em 1911, quando a construção da Gran Vía ainda estava na primeira fase.
Engana-se quem pensa que o local é somente um espaço de tráfego de veículos. Ao longo da avenida, que começa na Calle de Alcalá e se estende até a Plaza de España, o turista se depara com uma variedade de espaços, desde ambientes mais culturais a ambientes de ócio e compras.
Para aqueles turistas que amam conhecer de perto a magia de ser madrileno por alguns dias, sentirá a agitação que é caminhar pela Gran Vía e conhecer de perto espaços importantes da capital espanhola, como o Palacio de la Prensa, uma das mais importantes salas de cinema de Madrid, bem na Plaza de Callao.
Pela sua localização estratégica, o turista pode ainda passear sem realizar grandes deslocamentos pontos importantes da capital espanhola, como a Puerta del Sol, um dos principais espaços de Madrid e onde, inclusive, está localizado o marco zero da cidade.
E a coluna desta semana encerra por aqui.
Abraços e até a próxima!