Caros leitores,
Na coluna desta semana, vamos falar sobre Brihuega, uma cidade charmosa, de estilo simples, acolhedora, que carrega muita história e um “aroma” especial. Esse aroma vem dos famosos campos de lavanda que enfeitam os arredores da cidade, principalmente no mês de julho, período em que ganham mais cor e em que recebem milhares de visitantes.
Devido a seus espaços históricos e aos campos aromáticos, turistas de diferentes partes da Espanha e do mundo saem de suas casas para conhecerem mais sobre essa cidade, que proporciona aos visitantes uma imersão na história local, além de um espaço para lá de prazeroso e terapêutico.
Brihuega (Guadalajara)/Imagem: Canva
Localizada na província de Guadalajara, a pouco menos de 100 quilômetros de Madrid, Brihuega é uma cidade que carrega muitos anos de história, mas é na Idade Média que esta localidade começou a se desenvolver e passou a ser considerada vila.
Em Brihuega, visitantes podem conhecer construções antigas, que até os dias atuais se encontram bem preservadas. Na Plaza del Coso, é possível ver a Prefeitura da Cidade de Brihuega, Biblioteca Municipal, além da Fuente del Coso, elaborada em estilo barroco.
A cidade se destaca também pelas suas belas igrejas, como a Igreja de Santa Maria de la Peña, construída no século XIII e que está situada junto ao Castelo de la Piedra Bermeja, e a Igreja de San Miguel, que atualmente funciona como auditório municipal para atos culturais.
Iglesia de San Felipe/Imagem: Canva
Outro ponto histórico de Brihuega é a Igreja de San Felipe, que também foi construída no século XIII e é considerada uma das mais bonitas do município, marcada por uma arquitetura de transição entre o românico e o gótico.
Além desses pontos históricos, Brihuega chama atenção mesmo é pelos seus campos de lavanda, um dos principais atrativos da cidade, especialmente no mês de julho, período em que é realizado um grande festival para celebrar o início da colheita. Inclusive, a edição de 2022 ocorre no dia 16 de julho e conta com apresentações musicais para encantar o público.
Durante o período da floração da lavanda, todo o município se transforma, com ruas enfeitadas em tons de lilás e com lavanda, elementos que deixam a cidade ainda mais encantadora.
DICA: Ao visitar Brihuega, é importante conhecer um dos pontos mais curiosos da cidade, o Museu de Miniaturas, que abriga as coleções do Profesor Max, precursor à nível mundial das miniaturas.
E a coluna desta semana encerra por aqui.
Abraços e até a próxima!