Caros leitores,
Na coluna desta semana, vamos conhecer o restaurante mais antigo do mundo em operação: Restaurante Botín. Inaugurado em 1725, o espaço é um dos muitos lugares históricos e curiosos de Madrid, que oferece muito além de uma boa gastronomia, mas sim um verdadeiro passeio pela história.
O Restaurante Botín já possui quase 300 anos de história e foi fundado pelo cozinheiro francês Jean Botín. Desde sua fundação, o restaurante nunca fechou as portas e permanece em operação desde 1725.
Durante a pandemia, Botín fechou pela primeira vez, mas por imposição legal, devido à pandemia, mas para manter a tradição o forno que está presente desde sua origem foi acesso durante todos os dias.
Ainda que outros países contestem o título, o Restaurante Botín recebeu do Guinness Book o recorde de restaurante mais antigo do mundo em 1987 por três motivos, são eles: manteve o mesmo nome, a mesma estrutura física e continuou em operação desde sua fundação, sem interrupções.
Ao logo da história, somente duas famílias estiveram à frente do restaurante: a família Botín, que é a original, e a família González Martín, que hoje lidera o restaurante com maestria e em respeito aos seus antecessores.
Em entrevista à coluna Conexão Espanha, o atual gerente do espaço, Antonio González, falou que mesmo no período da Guerra Civil Espanhola, entre 1936 e 1939, seu avô Emilio continuou com o restaurante aberto, durante uma das fases mais conflituosas da Espanha, mas no período da pandemia eles não puderam fazer nada e tiveram que fechar temporariamente por imposição legal, mas isso não interfere no recorde concedido pelo Guinness Book.
O Restaurante Botín está localizado em uma das regiões mais apreciadas pelos turistas e madrilenos, além de estar a poucos metros da conhecida Plaza Mayor, localizado especificamente na rua Cuchilleros.
DICA: O espaço é referência em apresentar os pratos da gastronomia tradicional espanhola e surpreende o paladar dos visitantes pelo famoso “cochinillo” (leitão assado), preparado no forno que existe desde 1725, sendo um excelente pedido para quem gosta de conhecer a gastronomia local.
E a nossa coluna encerra por aqui. Esperamos que vocês tenham gostado de conhecer o restaurante mais antigo do mundo em operação.
Abraços e até o próximo passeio!