Audiência do Rei aos Participantes do Fórum Internacional Imperial Springs
Madrid, 13 de dezembro de 2024. O Rei da Espanha recebeu em audiência uma representação dos participantes do Fórum Internacional Imperial Springs (ISIF), coorganizado pelo Club de Madrid, que celebrou a sua nona edição nos dias 11 e 12 de dezembro em Madrid. S.M. Felipe VI de Espanha recebeu os participantes do ISIF no Palácio Real de Madrid, sendo esta a primeira vez que o fórum é realizado fora da China. Este fato destaca o compromisso do ISIF com o diálogo multilateral e a promoção de uma ordem mundial mais inclusiva e cooperativa. À chegada, o Rei foi recebido pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Globais, Diego Martínez Belío; o Presidente da Eslovénia (2007-2012) e Presidente do Clube de Madrid, Danilo Türk; e o vice-presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Hu Chunhua, entre outras autoridades. Após esta recepção, o Rei dirigiu-se ao Salão das Colunas, onde ocorreu a audiência. O presidente do Club de Madrid, Danilo Türk, fez um breve discurso, destacando: “O Club de Madrid foi fundado há quase 25 anos aqui, na capital da Espanha, e não foi uma escolha aleatória. Foi um reconhecimento à tragetórias e aos valores de um país que defende a liberdade, a inclusão, a equidade, a abertura e o diálogo.”
A seguir, o Rei dirigiu algumas palavras aos presentes: “Estamos sinceramente gratos a todos vocês por terem escolhido Madrid como sede do Fórum Internacional Imperial Springs 2024, que se realiza pela primeira vez fora da China, expandindo a sua escopo e impato. Há muita sabedoria e experiência nesta sala. Navegar nas águas turbulentas de hoje requer imensas dessas duas qualidades: sabedoria e experiência. Por fim, o Rei posou com os participantes para a foto oficial do evento. Sob o lema “Ação coletiva para um futuro único”, o ISIF 2024 reuniu mais de 130 líderes políticos, dignitários e especialistas de mais de 40 países. Entre os participantes estavam ex-chefes de Estado e de Governo, acadêmicos e representantes de organizações internacionais. Também participaram responsáveis dos governos chinês e espanhol, e o presidente da Câmara de Madrid, como parceiro institucional. As discussões abordaram desafios globais prioritários, como a paz e a segurança, o avanço das tecnologias verdes, o impacto da inteligência artificial e a promoção do desenvolvimento sustentável. Além disso, foram exploradas formas de reforçar o multilateralismo e o financiamento do desenvolvimento, promovendo soluções cooperativas num mundo cada vez mais polarizado.
Esta edição do fórum reafirmou o seu compromisso com o diálogo multilateral, envolvendo um maior número de atores na construção de uma ordem mundial mais inclusiva e colaborativa. Apelou também a uma ação conjunta para reduzir as tensões estratégicas globais e prevenir a escalada de ameaças, como a utilização de armas nucleares, guerras comerciais e conflitos regionais não resolvidos.
Carregue mais
Veja Também
{{#news_items}}
{{/news_items}}
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos