Caros leitores,
No dia 13 de abril de 1921, há 100 anos, nascia o barão Hans Heinrich Thyssen-Bornemisza (1921-2002), apaixonado pela arte e responsável pelo acervo de um dos museus mais famosos da Espanha, o Museu Thyssen-Bornemisza, que integra o famoso Triângulo da Arte, passeio obrigatório de quem visita Madrid e é apaixonado por espaços históricos e culturais.
O Triângulo da Arte é assim chamado porque integra em um mesmo bairro e a poucos metros de distância três dos museus mais visitados da Espanha, Prado, Reina Sofía e Thyssen-Bornemisza. Hoje, em homenagem ao aniversário do barão, que faleceu no ano de 2002, conheceremos o museu que leva seu sobrenome.
O museu Thyssen-Bornemisza foi inaugurado no dia 8 de outubro de 1992, sendo fruto das coleções do barão Hans Heinrich Thyssen-Bornemisza e de seu pai, que reuniu ainda nos anos 20 cerca de 525 quadros, que foram passando de geração em geração e hoje integram o acervo do espaço, como forma de deixar registrada a história das artes na Espanha e Europa e o legado de sua família.
Desde a inauguração, o museu segue encantando pela variedade de manifestações e vanguardas artísticas apresentadas, desde o Renascimento ao Expressionismo, com direito ainda a retratos do séculos XV, como Giovanna Tornabuoni de Ghirlandaio, sendo elementos atrativos para quem ama apreciar arte.
Abraços!