A criação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, oficializada durante a Cúpula de Líderes do G20 leva para o mundo, a politica pública bem-sucedida que o Brasil tem adotado nos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representa, em especial, uma vitória de Wellington Dias, escolhido para representar o Brasil no Conselho de Campeões. Esse grupo seleto terá um papel fundamental para que o Pacto tenha resultados, já que cabe aos seus integrantes, "incentivar a participação ativa de países, instituições e organizações, ajudar a remover obstáculos e facilitar o estabelecimento de parcerias concretas orientadas para a ação e implementação de políticas no nível nacional"
Sendo assim, como repreentante brasileiro no COnselho dos Campeões, Dias terá e o poder de influenciar o processo de tomada de decisões dentro de suas entidades afiliadas, especialmente no que diz respeito à implementação de programas. A indicação do ministro, feita pelo presidente Lula, é também um reconhecimento da condução de Dias no processo de construção das bases da Aliança. Incansável no diálogo tanto com representantes da Sociedade Civil e dos países que demosntraram interesse em aderir à dificil meta de reduzir a pobreza e a desigualdade. "Não é fácil falar sobre fome. Até quem passa fome, porvezes, tem vergonha dereconhecer. Não é um tema que as pessoas gostem de abordar", desabafou em agradecimento feito aos jornalistas que, segundo ele, tiveram a sensibildiade de pautar o assunto.
Além das reuniões temáticas que aconteceram ao longo do ano de 2024 e que ofereceram oportunidades de particupação popular em uma questão que seria levada à Cúpula dos Líderes do G-20, Dias também teve uma agenda intensa no G-20 Social, conjunto de plenárias e atividades paralelas que promoveram ampla discussão sobre os pontos que seriam levados à Declaraçào Final da Aliança. Toda a agenda do ministro era cumpria enquanto ele seguia à frente da Pasta Social do Governo Lula, responsável pela implantação das politicas públicas de combate à fome no Brasil.
Os primeiros 17 membros foram definidos a partir de manifestações de interesse dos países e organizações internacionais que participaram do desenvolvimento inicial e estabelecimento da Aliança Global, por meio de uma Força-Tarefa especial proposta pela Presidência do G20 do Brasil especificamente para esse propósito.
O Conselho de Campeões, quando totalmente constituído, será composto por até 50 membros, sendo 25 países e 25 organizações. O objetivo é que o Conselho completo também inclua países e organizações além da Força-Tarefa do G20, selecionados entre os membros mais amplos da Aliança Global, promovendo maior representatividade e impacto global. A primeira reunião do Conselho de Campeões completo está prevista para ocorrer no primeiro trimestre de 2025, marcando o início de sua plena operação.
Os primeiros Campeões da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza são:
• Brasil : Wellington Dias, Ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
o Suplente : Saulo Ceolin, Coordenador-Geral de Segurança Alimentar e Nutricional, Ministério das Relações Exteriores
• Bangladesh : Representante sênior da Divisão Econômica Geral da Comissão de Planejamento de Bangladesh, representante a ser anunciado
• China : Li Xin, Vice-Diretor Geral, Centro Internacional de Redução da Pobreza da China IPRCC
• União Europeia : Sandra Bartelt, Conselheira Principal, Conselheira Principal para desenvolvimento sustentável do G7 e do G20, Comissão Europeia, Direção-Geral das Parcerias Internacionais
• Alemanha : Ariane Hildenbrandt, Diretora-Geral do Departamento de Saúde Global, Igualdade de Oportunidades, Tecnologias Digitais e Segurança Alimentar, Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ)
• Noruega : Anne Beathe Tvinnereim, Ministra para Desenvolvimento Internacional
• Portugal : Ricardo Vitória, Subdiretor-Geral de Política Externa, Ministério dos Negócios Estrangeiros
o Suplente: João Bezerra da Silva, Chefe das Unidades G20 e Global Gateway, Ministério dos Negócios Estrangeiros
• África do Su l: representante a ser anunciado
• Reino Unido: Melinda Bohannon,Diretora-Geral para Humanitário e Desenvolvimento, FCDO
o Suplente: Jen Marshall Haugen, Vice-Diretora, Chefe do Departamento de Segurança Alimentar Global, Agricultura e Terras | Diretoria para Humanitário, Migração e Segurança Alimentat, FCDO
• Presidente do Comitê das Nações Unidas para Segurança Alimentar Mundial : Embaixadora Nosipho Jezile
• Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) : Maximo Torero, Economista-Chefe
• Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) : Ron Hartman, Diretor de Engajamento Global, Parcerias e Mobilização de Recursos.
• Organização Internacional do Trabalho (OIT ): Mia Seppo, Diretora-Geral Assistente para Emprego e Proteção Social
o Suplente: Shahra Razavi, Diretora, Departamento de Proteção Social Universal.
• Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) : Ferdinando Regalía,