Titular da SASC (Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos), Regina Sousa vai deixar o Governo atá o final do ano. O desejo de deixar a Pasta já foi comunicado ao governador Rafael Fonteles (PT) e a integrantes do Partido dos Trabalhadores. Aos 74 anos de idade, a secretária pedirá afastamento por motivos de saúde. Regina tem enfrentado problemas respiratórios e pretende dedicar mais tempo para cuidar da doença.
A Coluna conversou com duas fontes do PT que já foram informadas do desejo de demissão de Regina Sousa, o que foi acatado pelo Partido até o momento. Uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores no Piauí, Regina tem uma história de superação. Filha de uma quebradeira de coco, ela mesma chegou a trabalhar na roça com os pais, na zona rural de União, a 50km de Teresina. A militância política começou no SIndicato dos Bancários. Foi vice-governadora e, depois, assumiu. ocargo tornando-se a primeira governadora do Piauí. Também foi senadora após a eleição do titular, Wellington Dias, para o Governo."Regina é uma reserva moral do PT. Devemos muito a ela", diz um petista entrevistado pela Coluna.
COm a demissão dela, o PT se apressa para negociar com o governador, a indicação de um nome para substituí-la na SASC.A Secretaria é importante para o Partido, principalmente por ser executora do Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo federal, atualmente, sob o comando do ministro Wellington Dias (PT). Alguns nomes surgem como candidatos. Dentre eles, estão o deputado João de Deus Sousa, atualmente presidente do diretório estadual. "Ele já ocupou a Pasta e tem familiaridades com o tema", diz a fonte ouvida pela Coluna. Outro nome, que teria ainda mais chances, é o da vereadora Elzuíla Calixto, também do PT. E, correndo por fora, a deputada estadual Simone Pereira (PSD) aparece como possibilidade por causa de acordos polticos com o partido dela
REFORMA AMPLA
A saída de Regina Sousa e o resultado das eleições nos municipios deve apressar a reforma administrativa que o governador Rafael Fonteles pretende fazer. As especulações são de mudanças em órgãos importantes, como o Detran e as Secretarias do Meio Ambiente.Fonteles e da Mulher. O governador quer mais proatividade e maior conexão com as acões do Governo do Estado. Com a eleiçào do deptuado Pablo Santos para a Prefeitura de Picos, a Secretaria de Turismo também terá novo (a) ocupante.