PMT: Nota de repúdio contra indicada e sugestão tenta emplacar ex-vereadora

Entidades protetoras dos animais alegam retrocesso; nomeada ocupou cargo por décadas

Assinada por "entidades protetoras de animais, organizações da sociedade civil e cidadãos de Teresina ", Carta Aberta ao prefeito Silvio Mendes (União) repudia a nomeação da médica veterinária Oriana Bezerra para a gestão do Centro de Zoonoses. "Essa decisão representa um retrocesso na politica pública de saúde e bem-estar animal". A nova gestora, que segundo a Carta tem "histórico amplamente negativo ", já comandou o Centro e teve muitos embates com protetores.

A publicação foi divulgada na conta de instagram da entidade "Protetores de Patinhas", uma das mais relevantes do estado. O documento também aponta que aas gestões de Oriana Bezerra teriam sido marcadas por "práticas incompatíveis com os princípios de ética, proteção animal e saúde pública". Dentre os problemas mencionados na Carta, destacam-se as altas taxas de eutanásia, a suspensão do atendimento veterinário gratuito e o recolhimento de animais por meio da carrocinha, prática que tem sido substituída em outras cidades por programas de castração, adoção e controle ético da população.

Oriana também foi acusada de "orientar a população a não alimentar animais em situação de abandono . "Reafirmamos que a admiistração do Centro de Zoonoses deve ser conduzida por um profissional de histórico comprovado de respeito à causa animal, diálogo com a sociedqade e capacidade de implementar políticas éticas".

Comentários

Até ontem à noite, a publicação tinha 87 comentários, apenas na página da entidade, a maioria, críticos à indicação de Oriana.."Nomeia a Tanandra Sarapatinhas. Essa foi uma péssima escolha"diz um internauta. "Começou errando....essa secretaria deveria ser indicação do vice-prefeito Jeová Alencar", escreveu outro.

O Centro de Zoonoses é um órgão ligado à Fundação Municipal de Saúde. A Prefeitura não se manifestou oficialmente sobre o protesto.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES