Principal política de transferência de renda do Governo Federal, o Bolsa Família está cumprindo o seu papel de prestar assistência temporária às famílias em situação mais vulnerável e conduzír os beneficiários para o mercado de trabalho
Reportagem da BBC Brasil revela que 64,1% dos beneficiários entre 7 e 16 anos, que estavam no Cadastro Único em 2005, já não estavam no Programa em 2019.
Além disso, 45% dos ex-dependentes acessaram o mercado de trabalho informal "pelo menos uma vez" nesse período de 4 anos.Outros 20% ainda permaneciam no Cedastro e 14% recebiam o bolsa família mesmo adultos.
COnseguiur um emprego é a porta de saída do programa de transferência de renda. Por isso, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, desenvolveu uma parceria com empresas privadas para a contratação de beneficiários do Programa. Empresas como o Carrefour e Coca-Cola aderiram à iniciativa que prevê a abertura de 1 milhão de vagas para oriundos do programa.
“Agora nós vamos trabalhar toda essa parte de qualificação, ter uma meta em cada estado. No Piauí a meta é alcançarmos, no primeiro momento, 35 mil pessoas que deixaram o Bolsa Família, porque têm uma renda mais elevada e, assim, em todos os estados brasileiros, até completar um milhão ou mais de famílias”, afirma o ministro do MDS.
O objetivo do MDS é expandir a iniciativa pelo país com novas parcerias. “Vamos pactuar com os vários setores da economia. A meta é tirar as pessoas da pobreza para o emprego”, prosseguiu o ministro. Para promover a inclusão socioeconômica das famílias, o MDS criou uma secretaria própria que tem se articulado com a sociedade civil e com órgãos públicos e privados. A ideia é integrar ações e captar vagas para a qualificação e para a inserção das pessoas em situação de vulnerabilidade social e sem acesso a renda no mundo do trabalho.
Em outra ponta, o MDS trabalha com a rede financeira do país para a criação de um fundo que sirva como garantia para a concessão de crédito a pessoas que desejam empreender, mas que não têm renda nem patrimônio suficientes.