A cirurgia que o presidente Lula fará na próxima sexta-feira, 29, no Hospital Sirio Libanês, em Brasília, deixará o chefe do executivo afastado por,pelo menos, um mês. A previsão de recuperação varia entre 4 e 6 semanas segundo assessoria da Presidência. Lula fará um artroplastia total do quadril, que consiste na implantação de uma prótese que susbtituirá o desgaste da cartilagem que reveste as articulações e que vem provocando dores intensas desde agosto de 2022.
A previsão é que o presidente deixe o hospital 4 dias após o procedimento, ou seja, na terça, dia 3. Por orientação médica pré-cirúrgica, Lula usará máscara nos eventos públicos.Trata-se de uma recomendação usual a todos os pacientes com cirurgias agendadas.A equipe médica chefiada pelo médico particullar do presidente Roberto Kalil Filho. "É uma cirurgia segura que resolve o problema dele" informou em entrevista.
Como é feita a artroplastia
O paciente recebe anestesia, que pode ser geral ou parcial . Após a aplicação, o cirurgião faz um corte na parte da frente da coxa do paciente e remove as partes que estão desgastadas. Em seguida, é implantada a prótese no paciente. O procedimento dura, em média, duas horas e 30 minutos, mas esse prazo depende de cada paciente. O objetivo desta cirurgia é aliviar a dor, melhorar os movimentos do quadril e toda a qualidade de vida do paciente.
A artroplastia é um cirurgia ortopédica cujo pós-operatório prevê que o paciente possa se locomover nas primeiras horas após o término.Lula também será fará fisioterapia. O presidente vem sentindo fortes dores na região do quadril e chegou a fazer infiltrações que amenizavama situação. No entanto, a indicação é de cirurgia.
Recuperação
Devido ao procedimento, o presidente só deverá fazer mais duas viagens este ano, em novembro, para os Emirados Árabes, onde participará da COP 28 (Cnferência da ONU sobre clima) e, em dezembro, para a Alemanha. Durante o período de recuperação, Lula despachará no Palácio do Alvorada.