Lula demite presidente da Caixa e anuncia indicado de Arthur Lira

Rita Serrano teve audiência com o presidente Lula esta manhã e foi comunicada sobre demissão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu nesta  quarta-feira (25/10), a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. Ela foi comunicada da demissão durante reunião no Planalto, em meio a várias agendas com ministros e com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, para tratar da Segurança Pública no estado. Minutos depois da audiência, foi divulgada a nota da posse do sibstituto, o economista Carlos Vieira Fernandes.

"O Governo Federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a Presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo", infoirma o texto da Secretaria de Comunicação.

Segundo a nota, o presidente teria agradecido à Rita Serrano pelo trabalho feito na Instituição. "Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio",informa.

Carlos Antônio Vieira Fernandes é um servidor de carreira da Caixa Econômica Federal e foi indicado pelo presidente da Câmara Arthur Lira. Foi secretário-executiva do Ministério das Cidades, no governo Dilma Roussef, que tinha como titular Com vasta experiência na área financeira, Fernandes ocupou a secretaria-executiva do Ministério das Cidades durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT),que tinha como titular, o deputado federal Aguinaldo Silva (PP/PB)

Centrão

A Caixa Econômica Federal era um dos órgãos públicos alvos da cobiça do Centrão, que tem condicionado a ampliaçAo da participação no Govenro para aprovação de asusntos de interesse do Governo no Congresso.Há um mês o presidente afirmou que ele mesmo definiria as mudanças e que não aceitava imposições para a troca de ministros.

Com a demissão de Rita Serrano, a participação feminina no primeiro escalão do Governo fica ainda menor. Lula já tinha demitido a  ministra dos Esportes, Ana Moser, susbtituida por André Fufuca (PP).

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES