Internet garante emissão de títulos para jovens do Mimbó no Sul do Piauí

Há dois meses, a comunidade quilombola tornou-se a primeira do país 100% conectada através do Piauí Conectado

Por Cinthia Lages

Carlos Eduardo Lima Rodrigues, 16 anos, exibe orgulhoso a versão digital do seu título de eleitor, que vai garantir que ele vote, pela primeira vez. A emissão foi feita sem que ele precisasse sair do Mimbó, localizando na zona rural da cidade de Amarante, ao sul do Piauí, onde vive com a família.

Há dois meses, a comunidade quilombola tornou-se a primeira do país 100% conectada através do Piauí Conectado, uma parceria público-privada que já implantou internet através de fibra óptica em metade dos municípios do estado.

Carlos Eduardo emitiu título de eleitor - Foto: Divulgação

Ao todo, 35 jovens da mesma faixa etária de Carlos Eduardo estão aptos a emitir o título eleitoral para as eleições de outubro. A comunidade tem 600 moradores que viviam isoladas da cidade, localizada a pouco mais de 30 km. “ Até para pagar uma conta era preciso se deslocar para Amarante”, diz a dona de casa Eliete Paixão que conseguiu obter informações sobre seu processo de aposentadoria apenas consultando o site da Previdência Social.

O projeto Mimbó Conectado implantou seis pontos de wi-fi na comunidade, além de 68 pontos nas casas de estudantes que receberam tablets doados pela empresa Globalstak, contratada pelo governo do estado, através de parceria público-privada.

Jovens tem acesso a internet gratuita e de qualidade na comunidade 

Desde 2020, como forma de prevenir o contágio pelo coronavírus (Covid-19), a emissão do título pode ser feita de forma on-line, por meio do sistema TítuloNet, utilizando computador, tablet ou celular. 

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Porém, muita gente não sabe que jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar o título eleitoral. O prazo para emissão termina dia 4 de maio. 

Jovem exibe título de eleitor digital 

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES