Inédito! Prefeitura do Piauí tem 80% de secretarias ocupadas por mulheres

Em Sigefredo Pacheco, prefeito do PT monta primeiro escalão feminino e destaca eficiência

    Em um país que detém alguns dos mais baixos índices mundiais de participação feminina na Politica, o prefeito Murilo Bandeira (PT), de Sigefredo Pacheco, a 160 km ao norte de Teresina, inova ao nomear mais de 80% de mulheres para compor o seu secretariado. Até o momento, 11 novas gestoras já foram escolhidas para postos na Prefeitura, sendo oito delas, no primeiro escalão em Secretarias importantes, como Administração, Finanças, Agricultura, Saúde e Educação. Em entrevista exclusiva ao Notícias do Dia, o prefeito atribui a escolha à eficiência verificada em sua primeira gestão, onde já havia uma boa participação feminina. "Deu resultados no primeiro mandato, por isso, decidimos  ampliar na nova gestão", avalia.

O petista destaca áreas como a E ducação,onde o trabalho exercido pela então secretária, levou o município, de apenas 32 anos de fundação , a receber o selo Unicef. Alunos da rede pública também receberam medalhas nas Olimpíadas de Matemática. Bandeira destaca, ainda, qualidades, que ele acredita, serem inerentes às mulheres, como a capacidade de organização  quesito que, segundo ele, teve um peso na nomeação das novas gestoras. "Uma casa gerida por mulheres é muito mais eficiente", diz.

Já foram nomeadas: Ana Flávia Nogueira (Administração e Finanças), Elisângela Gomes ( Educação) , Marina Pinho  (Saúde),  Suely Saraiva (Controladoria ), Jucélia Sousa (Assistência Social),  Kérolle Carvalho (Planejamento ), Sara Angélica(Comunicação), Cleudiane Macedo ( Desenvolvimento Rural) e Inalda Rodrigues (Instituto de Previdência Própria). Além do primeiro escalão, o novo prefeito também nomeou Vanusa Silva para a Direção da UBS Mãe Bibia e Eliane Carvalho, para a Diretoria do Departamento de Recursos Humanos.

Murilo Bandeira tem 46 anos de idade e é professor. Nas eleições de outubro, ele obteve  53% dos votos válidos do município, que elegeu nove vereadores - sendo apenas três mulheres. Bandeira tem como vice, Lucineide Pereira de Oliveira Gomes, do Republicanos. Em todo o estado,apenas 29 cidades do Piauí serão comandadas por mulheres  o que representa apenas 12,95% do total de  municípios. Segundo o prefeito, serão anunciadas três novas nomeações para os últimos cargos disponíveis e, dessa vez,  a lista será masculina.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES