Guerra: 6 aviões da FAB já iniciaram missão para repatriar brasileiros

Primeira aeronave já decolou em direção à Roma, aguardará autorização para pousar em Telaviv; Operação é feita pela FAB

A primeira das seis  aeronaves que serão utilizadas para repatriar brasileiros que estão na área do conflito em Israel já está à caminho do Oriente Médio. Uma aeronave KC-30 decolou às 18h05min (horário local) de Natal/RN com destino à Roma (Itália), onde deve chegar por volta das 2h. Na capital italiana, o avião aguardará autorização para seguir para Tel Aviv, em Israel. A operação executada pela Força Aérea Brasileira, sob a coordenação dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

Neste domingo, aconteceu uma reunião para definir a operaão de repatriação de mais de 1000 brasileiros que estão no na região do conflito e já entraram em contato com o Itamaraty ( leia nota no final da reportagem). Dentre eles, muitos são turistas. Participaram da reunião a Ministra substituta do Itamaraty, a  Embaixadora Maria Laura da Rocha; o Ministro da Defesa, José Mucio; o Ass. Esp. do PR, Emb. Celso Amorim; e o Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno

REPATRIAÇÃO

Nos últimos anos, as Forças Armadas realizaram quatro operações para trazer de voltar brasileiros em áreas de conflitos no mundo , por ar e por terra, na Turquia, na Ucrânia, na China e na Bolívia. Na missão que começou hoje, serão utulizados outro KC-30, 02 KC-390 e 02 VC-2, totalizando 06 aeronaves.

O KC-30 é a maior aeronave já operada pela FAB e atinge a velocidade máxima de 995 km/h, além possuir capacidade para transportar até 238 passageiros!

O KC-390 Millennium é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul! A aeronave cumpre missões de transporte aéreo logístico, combate a incêndio em voo, evacuação aeromédica, busca e salvamento, lançamento de carga e de pessoal, entre outras.

Duas aeronaves foram cedidas pela Presidência da República e ficarão disponíves.

NOTA DO MINISTEÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada em Tel Aviv e do Escritório de Representação em Ramalá, segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras em Israel e na Palestina.

A Embaixada em Tel Aviv identificou, até o presente momento, três brasileiros desaparecidos e um ferido, todos binacionais, que participavam de festival de música no distrito sul de Israel, a menos de 20 km da Faixa de Gaza. O brasileiro ferido, também binacional, recebeu, hoje, alta do hospital e se encontra bem.

A Embaixada em Tel Aviv colheu, até agora, por meio de formulário “online”, os dados de cerca de 1.000 nacionais e seus dependentes, a maioria dos quais turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.

Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “Whatsapp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES