Exclusivo Fábio quer adotar modelo de gestão do HU para melhorar saúde de Teresina

Petista teve encontro hoje com o médico Paulo Márcio, indicado como candidato a vice na chapa que disputará a Prefeitura de Teresina

O uso de tecnologias que facilitam e humanizam serviços prestados aos pacientes no Hospital Universitário podem ser replicadas para a Saúde Pública de Teresina. Essa é a conclusão do deputado estadual Fábio Novo (PT), após visita técnica da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa à Instituição, esta manhã. 

Um dos exemplos apontados pelo parlamentar, pré-candidato à Prefeitura é o envio, pelos Correios,  de medicamentos especiais para a casa dos pacientes. "O que evita filas, desperdício e desvio",  diz Novo em entrevista exclusiva ao Meio Norte.

O evento também  foi o primeiro encontro entre Novo, que é candidato à Prefeitura e o diretor do HU, o médico Paulo Márcio, indicado pelo MDB para compor a chapa com o petista.

"Eu saio daqui impactado com um hospital que consegue fazer muito com pouco" , diz Novo. Sob a gestão de Paulo Márcio, o HU é um case de sucesso e, com isso, acumula premiações. No ranking da Controladoria Geral da União (CGU) é  considerada a melhor instuição pública, deixando para trás, órgãos como o Instituto Butantan e a Fiocruz. Um dos aspectos que levaram à indicação é a média de tempo para a realização de licitações. No Hospital Universitário, esse tempo foi reduzido em 30%,chegando a 83 dias. O número é inferior ao tempo levado por hospitais de porte similar, que chega a 250 dias. No caso de instituições de saúde, essa redução pode significar vidas humadas que são salvas.

Pregões concluídos em menos tempo não implicam emdiminuição do rigor com os processos.. Nesse quesito, o Hospital da UFPI também tem números surpreendentes tendo reduzido as dispensas de licitação ( concessão legal para compras em caráter de emergência sem o processo licitatório caiu de 124 para 11. "

A captação de recursos também é uma conquista importante para o Hospital. No período compreendido entre 2014 e 2023, a ajuda financeira que chegou ao HU subiu de R$ 300 mil reais para R$ 31,6 milhões. Para Novo, o modelo de resultados da gestão conquista novos atores e facilita a captação de recursos. " Em 2023, foi  o ano que o HU conseguiu mais emendas ", diz o deputado que também destinou verbas para a conclusão do sistema de energia solar, que tornará a instituição autosuficiente no consumo  de energia elétrica .

Após a visita técnica, o  médico comentou o encontro. "Eu e o Fábio somos dois gestores jovens e cheios de novas ideias.Somos dois gestores com os cidadãos no centro das atenções. O que nos une é a vontade de fazer mais e melhor. " , diz.

AVAL DO PT

A visita da Comissão de Saúde da ALEPI também levou ao HU, os deputados estaduais Gil Carlos e Dr. Vinicius., ambos do Partido dos Trabalhadores. A presença deles deu peso ao encontro que acontece após um longo período de discussões internas sobre o virtual candidato a vice na chapa liderada por Novo. Gil Carlos destacou as ações adotadas pela gestão de Paulo Márcio e a possibilidade de alguns projetos serem executados na gestão da Saúde Pública da capital. "A Saúde é, atualmente, a principal preocupação dos teresineses", ressalta.

A indicação de Paulo Márcio pelo MDB só foi anunciado na semana passada e, embora o Partido esteja pacificado quanto à questão da escolha, no PT ainda existem restrições. O vereador Venâncio Rodrigues, que deixará o PSDB para ingressar no PT, declarou que Paulo Márcio é um "agregador" que consegue unir opostos em nome de uma causa. A declaração foi mais um aval de aliado em relação ao nome do médico .

Ainda que de forma discreta, Paulo Márcio acenou com a possibilidade de integrar-se, em definitivo, às atividades da chapa. "Espero ficarmos juntos nos próximos anos", afirmou.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES