Exclusivo Com fama de “entregar” votos, PSD projeta fenômeno eleitoral para 2026

Partido atua para que Georgiano Neto seja puxador de votos e deputado federal mais votado da história do Piauí

Na recém inaugurada  sede estadual  do PSD, localizada em uma casa ampla no Joquei, em Teresina, é  onde o presidente do Partido, o deputado Júlio Cesar de Carvalho Lima atende o público que o procura quando está na capital. Em outro imóvel ficam  os escritórios políticos da senadora Jussara Lima e do seu filho, o deputado estadual Georgiano Neto. Através de uma passagem aberta,  é possível circular por entre as duas casas, indo de um lado para o outro, como fazem prefeitos e demais lideranças do interior. 

Nesta segunda,  as duas vias de acesso ao Partido Social Democrático estiveram movimentadas  para a solenidade de filiaçções de políticos que disputarão o pleito de 2024 , incluindo  os  prefeitos Gedison Alves ( Marcos Parente), Jomário Ferreira (Campinas do Piauí)  e Elbert Holanda ( Inhuma) , elevando para 50 o número de prefeitos filiados - 10 a mais do que o total conquistado em 2020. A previsão é chegar aos 60 nas eleições deste ano, estima Júlio Cesar Lima. No Brasil, a  capilaridade do PSD impressiona: já  são  700 municípios com diretórios instalados.

FAMíLIA E ENTREGA

É fato que, no Piauí, o PSD tem o DNA dos Lima. Afinal, são representantes no Senado, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Mas o Partido cresce exatamente pelas oportunidades que são abertas às lideranças, dentre os quais, prefeitos. Enquanto outras agremiações consomem energia e fundo partdiário investindo em políticos sem mandato - e, por vezes, sem possibilidade de obter um - o PSD tem predileção pelos gestores municipais.

A estratégia é montada com base na linha de atuação do líder. Júlio Cesar,76, é apontado como um dos maiores municipalistas do país . Seu trabalho é reconhecimento nacionalmente em favor do fortalecimento dos municípios brasileiros. É um caso raro de um parlamentar que se especializou em uma temática e obteve sucesso com ela. Em seu  7º mandato, ele teve 134.863 votos,  maior votação de sua carreira.

PAra 2026, a projeção é eleger-se para o Senado Federal, onde Jussara, suplente do senador Wellington Dias (PT) assumiu em razão da escolha do petista para o Ministério do Desenvolvimento Social e Ccombate à Fome. Se Dias se mantiver no cargo em uma eventual reeleição do presidente Lula, ela ganharia mais quatro anos de mandato . O casal legislaria junto, uma situação inédita no Senado Federal.

E não é só isso! Parte importante da estratégia do Partido é a eleição de Georgiano Neto para a Câmara Federal. Se em 2022, ele foi o campeão de votos para a Assembleia Estadual, com uma votação de 109.025 - quase o sobro do segundo mais votado - o trabalho é elegê-lo com algo em torno de 180 mil votos, superando a sí próprio e ao pai e ajudando a eleger mais três parlamentares do PSD ( Simone Pereira, Toninha Caridade e o irmão, Júlio Cesar Filho) Para bater a meta, a ordem é trabalho, trabalho e trabalho.

Assessores dizem desconhecer alguém que consiga acompanhá-lo. Para endossar a fama, em 2022, após a eleição do governador Rafael Fonteles (PT) no Piauí, a equipe de Georgiano foi a primeira a entrar em campo para pedir votos para Lula no 2º turno da eleição presidencial. "Fazer acordo com o PSD é garantia de que será cumprido", diz uma fonte do MDB, que disputa prefeitos com o Partido de Georgiano mas reconhece a forma de política feita pelo grupo.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES