O atual chefe da Procuradoria Geral do Estado do Piauí , Cleandro Moura, deve ser o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, na vaga indicada pelo Ministério Público Estadual.Moura encabeça uma lista com assinaturas de procuradores do MP, favoráveis à sua indicação. O processo de escolha do novo magistrado teve uma reviravolta após liminar do ministro Dias Toffoli,do Supremo Tribunal Federal, atendendo à ação proposta pela Associação NAcional dos Membros do MInistério Público que contesta a destinação da nova vaga de desembargador à OAB, com o argumento que essa vaga deve ser preenchida por um membro do MP
A Ordem dos Advogados do Brasil, secccional Piauí já havia iniciado o preocesso para a escolha da lista sêxtupla, mas a decisão do ministro suspendeu o edital publicado do quinto constitucional do TJ-PI para uma das vagas criadas em abril. Em junho de 2023, Moura foi reconduzido ao cargo de chefe do MP-PI para o biênio 2023/2025pelo governador Rafael Fonteles
Quem é Cleandro Moura
Cleandro Alves de Moura é piauiense, natural de Teresina, formado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, no ano de 1990. É especialista em Direito Civil e Processual Civil, pela Universidade Federal do Piauí.
Aprovado no primeiro concurso para provimento de cargo de delegado de Polícia Civil de carreira do Piauí, foi nomeado após o curso preparatório realizado pela Academia de Polícia Civil. Atuou como advogado militante, de 1990 a 1994, e defensor público do Ceará, de 1995 a 1996.
Nomeado para os quadros do Ministério Público do Estado do Piauí em 1º de fevereiro de 1996, iniciou na carreira como Promotor de Justiça substituto nas Promotorias de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Respondeu por diversas outras Promotorias, dentre as quais São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras, Luiz Correia, Parnaíba, Canto do Buriti, Elizeu Martins, Pedro II, Guadalupe e Campinas do Piauí.
Foi Subcoordenador do Procon de Parnaíba, Coordenador-Geral do Procon no Piauí e Chefe de Gabinete da PGJ. Exerceu o cargo de Procurador-Geral de Justiça nos biênios 2015-2017 e 2017-2019. Foi vice-presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) para a região Nordeste. Subprocurador-Geral de Justiça jurídico de julho de 2019 a junho de 2021. Respondeu ainda pelo cargo de Subprocurador de Justiça Administrativo.
É o atual Procurador-Geral de Justiça do Estado do Piauí (biênio 2021-2023) e titular da 17ª Procuradoria de Justiça.