A Educação é mesmo capaz de transpor barreiras e promover inclusão. Depois de tirar 940 pontos na Prova de Redação do ENEM 2020, Maria Gabriella Silva Santos, 18 anos, moradora do Povoado Baixio, a 30 km do centro de Pimenteiras, no Piauí, realizou seu sonho de ser aprovada no curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A estudante, que é deficiente visual, conseguiu a vaga através do SISU. A família mora na zona rual e Maria percorria cerca de 6km para chegar à Instituição de Ensino onde fez o Ensino Médio, concluído em 2019.
Por causa das dificuldades de acesso à Escola, agravadas com a pandemia, a preparação para o ENEM no ano passado foi feita com ajuda de um cronograma pessoal de estudos, que contava com ajuda a mãe,, Joana Darc dos Santos Silva, 38, que foi a primeira professora da filha. Ela fez Faculdade na área de Educação e especializou-se em Educação Especial.
LEIA MAIS: Piauí: alunos da Rede Pública dão show de aprovação no SISU
Gabriela é egressa do CEEP Antônio Gentil Dantas Sobrinho, anexo Tapera. O diretor, Romuel Lima dos Santos, conta que a escola oferece um ensino de qualidade e que atenda às necessidades de cada aluno, como foi o caso da Gabriela. Ela, que terminou o ensino médio ainda em 2019, percorria cerca de seis quilômetros para chegar à escola e tinha o apoio integral de professores para a construção da sua vida escolar.
“A Gabriela sempre foi uma aluna dedicada e muito curiosa e que sonha muito alto”, comentou um de seus professores, Adonias Pedrosa. Ele ainda comenta que nas suas disciplinas de Física e Química ele sempre passava as fórmulas e a jovem conseguia transformar essas fórmulas de uma forma lógica e sempre conseguia resolver esses cálculos muito rápido. O professor conta que o interesse da aluna sempre surpreendeu e as notas delas sempre foram as melhores da turma.
A escola comemora a conquista da aluna e o diretor relata que um intenso trabalho vem sendo realizado com os estudantes, com as ações postadas no Jovem Futuro, acompanhamento da participação dos alunos na plataforma Google Classroom, reuniões com os pais para informar sobre a real situação do aluno e a constante busca ativa dos alunos faltosos nas atividades.
A instituição oferta o Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Médio Técnico Profissional. São 532 alunos matriculados, incluindo anexos na localidades Tapera, Sítio das Onças, Curralinho, Torres e Lagoinha.