Na manhã desta quarta-feira (15), o programa Banca do Sapateiro recebeu o novo diretor do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI), Júnior Macedo. Durante a entrevista, ele detalhou a operação "Aulas Seguras", que fiscaliza materiais escolares em papelarias e livrarias de Teresina. “Estamos numa operação de rotina, que segue um planejamento do Inmetro e do INEP, com foco nos produtos comprados no início do ano”, explicou Macedo.
A fiscalização abrange mais de 300 itens, como lápis, canetas, borrachas e papéis. Macedo destacou a importância de verificar a qualidade e a quantidade dos produtos, como o peso da cola e o número de folhas em resma de papel. “Às vezes a resma que promete 500 folhas tem apenas 255”, revelou. Os itens irregulares são retidos e, quando não são adequados para consumo, são destruídos. Caso o problema seja apenas com o peso, os produtos são doados.
doação
Além disso, o diretor do IMEPI informou que itens alimentícios, que também estão sendo fiscalizados, serão doados para famílias desabrigadas em Picos. Esses produtos foram apreendidos devido a embalagens com pesagem irregular, mas são adequados para o consumo. “Produtos, como arroz, feijão e macarrão, serão doados para ajudar muitas famílias”, afirmou.
Além das fiscalizações, o IMEPI planeja inovar com o uso da tecnologia. “Estamos criando um aplicativo para que os consumidores possam denunciar irregularidades em produtos, facilitando o acompanhamento das fiscalizações”, disse o diretor.
Por Fabrício de Freitas
Para mais informações, acesse meionews.com