Primeiro secretário estadual de Inteligência Artificial do Brasil, o professor André Macêdo garantiu no programa Banca de Sapateiro, da Rádio e TV Jornal, que até o final do mandato do governador Rafael Fonteles (PT) o papel terá desaparecido da gestão.
Rafael se tornou o primeiro governador brasileiro a criar uma secretaria estadual para desenvolver inteligência artificial para a administração estadual.
Ele escolheu para assumir a Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação exatamente André Macedo, que já integrava a equipe da Secretaria Estadual de Planejamento.
O QUE ACONTECEU:
André Macedo esteve na segunda-feira (13) em Recife (PE) conhecendo experiências governamentais na área de tecnologia, inovação e qualificação profissional. Ele estava acompanhado do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, e eles integravam a comitiva do pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, Fábio Novo.
Eles conheceram de perto a gestão do prefeito João Campos (PSB).
PORTO DIGITAL
Um dos projetos bem-sucedidos da gestão de João Campos é o Porto Digital, onde empresas das áreas de tecnologia, inovação e transformação digital estão reunidas e têm contato com mão de obra jovem em formação profissional, oferecida pela Prefeitura.
Fábio Novo já disse que pretende trazer a ideia para Teresina e André Macedo também acha viável implantá-la em nível de Estado.
SUPERCHOQUE EDUCACIONAL
O Centro de Convenções de Teresina (CCT) vai receber nos dias 29, 30 e 31 deste mês a 1ª Campus Party Weekend Piauí, promovida pela Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí).
Durante o evento, o governador Rafael Fonteles deve anunciar novidades nas áreas de educação, qualificação, empregabilidade e transformação digital.
"Ele já disse que o Piauí não terá um choque, mas um superchoque educacional", conta André Macedo, negando-se antecipar qualquer coisa além disso.
O governador está na Europa e depois vai aos Estados Unidos, mas volta a tempo de participar do encontro da Investe Piauí.
PAPEL ZERO
O novo secretário afirmou que a atuação de sua pasta é transversal às demais secretarias e, assim como anunciou Rafael Fonteles no início da gestão, de fato o uso do papel será eliminado nos processos até 2026.
Essa transformação digital, explicou o professor doutor da UFPI, já está em curso.