Por Fabrício de Freitas
Na manhã desta quarta-feira (28), o programa Banca do Sapateiro - apresentado pelo jornalista Ari Carvalho - entrevistou Marcelo Vaz da Costa Castro, filho do senador Marcelo Castro (MDB-PI) e superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O entrevistado fez o balanço de 60 dias de sua gestão na pasta ambiental e esclareceu pontos relacionados à recuperação das matas ciliares e dos rios Poti e Parnaíba, dunas litorâneas e entrega de patrulhas agrícolas.
Quando questionado como funcionará o projeto para a restauração ambiental no Estado, Marcelo Vaz afirmou que o programa se dará por meio de uma aliança cooperativa com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) para a revitalização de 270 mil m2 de matas ciliares e dos dois rios que cruzam Teresina.
Em relação a contenção das dunas no litoral do Piauí, o superintendente disse que sua pasta foi procurada pelo representante da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Daniel Oliveira, para que juntos possam elaborar um projeto para o controle da areia.
No programa, foi citada a distribuição de kits agrícolas feito pela Codevasf a prefeituras municipais e agricultores piauienses, além da garantia de entrega dos itens às cidades que ainda não foram beneficiadas.