Torcidas de futebol rivais devem ficar, obrigatoriamente, separadas nas partidas. Para garantir a inclusão desse dispositivo na Lei Geral do Esporte, o deputado federal Júlio Arcoverde (PP) apresentou o projeto de lei 5779/2023.
Ele explica que o propósito é fortalecer a segurança nos estádios brasileiros, especificamente focando na segregação efetiva de torcidas rivais.
A iniciativa tem destaque em meio aos recentes incidentes no Maracanã durante o clássico entre Brasil e Argentina, em 21 de novembro, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo.
O deputado enfatiza que este não é um evento isolado, e a violência em partidas de futebol tem sido uma preocupação constante.
As autoridades ficarão obrigadas a prever o isolamento de segurança entre as torcidas rivais.
Júlio Arcoverde destacou a "torcida mista" adotada na mencionada partida como a principal causa dos tumultos e ressaltou a importância de proporcionar ambientes mais seguros nos estádios.
"Nosso objetivo é criar um ambiente de harmonia, permitindo que os torcedores desfrutem do esporte que tanto amam em um clima seguro", disse.