SAÚDE REFORÇADA O Hospital São Marcos inaugurou nesta quarta-feira (04) o novo sistema de mamografia digital AMULET.
O QUE ACONTECEU:
O sistema vai triplicar a capacidade de atendimento a pacientes do hospital, beneficiando diretamente as mulheres atendidas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os equipamentos foram adquiridos através de emenda parlamentar de R$ 1,2 milhão que o deputado federal Merlong Solano (PT) destinou ao hospital.
É REFERÊNCIA
Presente à solenidade, Merlong reforçou o trabalho de referência do São Marcos no tratamento oncológico no estado do Piauí e a importância do novo sistema de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Fico extremamente feliz em poder ajudar a melhorar a saúde do nosso estado. Com esse novo aparelho, os exames serão feitos em menos tempo, são cerca de 4 segundos para extrair uma imagem, reduzindo o desconforto e o stress das pacientes", disse o parlamentar.
Isso ajuda a encorajar a adesão aos exames de rotina, consequentemente a prevenção ao câncer de mama.
MAIS QUALIDADE
O coordenador da Radiologia, Felipe Britto, explica que o novo mamógrafo oferece uma qualidade de imagem superior aos aparelhos disponíveis hoje no hospital.
Segundo ele, isso permite a detecção precoce de alterações mamárias com maior precisão, além de reduzir a necessidade de exames repetidos e minimizar a exposição à radiação.
“O novo sistema de mamografia que estamos inaugurando hoje é 100% digital, menos dolorido e com enorme precisão diagnóstica, vai diagnosticar nódulos que não se vê em uma mamografia normal. É tecnologia de ponta para quem mais precisa”, informou o médico.
AMIGO DA SAÚDE
Na oportunidade, o deputado Merlong Solano foi homenageado com a placa de “Amigo da Saúde”, honraria que o Hospital São Marcos oferece a pessoas que contribuem com a melhoria dos serviços ofertados pela unidade de saúde.
“Para o Hospital São Marcos é muito gratificante poder contar com a ajuda do deputado Merlong Solano, um verdadeiro apoiador da saúde e do São Marcos", o presidente da Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, Gustavo Almeida.
"Nossa gratidão não apenas pelo mamógrafo, mas por todos os equipamentos adquiridos com a sua ajuda. E aqui eu destaco o apoio junto ao Ministério da Saúde para aquisição de dois novos aceleradores lineares, para tratamento dos pacientes na Radioterapia”, agradeceu.