O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, deputado estadual Fábio Novo, saiu de São Paulo e está em Curitiba. Na capital do Paraná ele conheceu na quarta-feira (7) o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, que planeja a cidade.
"Gostei muito de alguns projetos e estou estudando sua viabilidade, dadas as condições e os custos para Teresina", afirma.
Os investimentos em áreas verdes (Curitiba tem 45 parques e bosques) são um dos destaques das gestões curitibanas, assim como atrações turísticas para a população que não tem praia, a exemplo da capital do Piauí.
Hoje, Teresina perdeu muito de sua área verde graças à expansão imobiliária, falta de planejamento e de fiscalização também. Com isso, as altas temperaturas causam um desconforto térmico ainda maior. Falta ainda a implantação de um plano sério de arborização.
Depois conhecer experiências bem-sucedidas de trânsito em São Paulo (como as faixas azuis exclusivas para motos em avenidas com alta mortalidade) e agora outra em Curitiba, Fábio Novo segue para o último destino da viagem: Brasília.
Todas as informações vão colaborar no plano de governo que está sendo elaborado pelo pré-candidato, inclusive com participação popular dos teresinenses.