BANCADA GARANTIDA O futuro presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), que é da Paraíba, vai conseguir aprovar até julho o aumento do número de deputados federais no Brasil.
Só assim para garantir que a própria Paraíba e o Piauí não percam, cada um, dois federais em 2026. Isso significaria perder também 6 estaduais, cada um.
A bancada do Piauí e de muitos outros estados podem respirar aliviadas. Atualmente são 513 e o número passaria para pelo menos 527 (no mínimo mais 14).
STF MANDOU ALTERAR
O Supremo Tribunal Federal (STF) mandou o Câmara alterar até o final de junho de 2025 a configuração das bancadas de deputados dos Estados.
A mudança é fruto de ação do Governo do Pará, que ganha 4 federais com as alterações.
O Pará argumenta que os dados do Censo de 2022 impõem uma redivisão das bancadas.
VEJA COMO FICA
12 estados e o Distrito Federal não seriam afetados com perdas
Pará e Santa Catarina ganhariam 4 vagas
Amazonas teria mais 2
Ceará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais mais 1
Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul perdem 2
Alagoas e Pernambuco perdem 1
Rio de Janeiro fica com 4 a menos
PERDAS GRANDES
Caso o Piauí perdesse dois deputados federais, o Estado perderia R$ 80 milhões por ano em recursos, totalizando R$ 320 milhões ao longo de quatro anos.
Embora a bancada de São Paulo faça pouco caso do assunto, o presidente sendo Hugo Motta a ampliação deve mesmo acontecer.
Ele esteve em Teresina na sexta-feira (22) e foi recebido no Palácio de Karnak pelo governador Rafael Fonteles (PT), acompanhado da bancada federal do Piauí. Todos irão votar nele para presidente da Câmara em fevereiro.