Com Hugo Motta, Câmara vai aumentar número de deputados para evitar redução de bancadas de 7 estados (incluindo o Piauí)

Câmara deve aprovar aumento do número de deputados federais até julho de 2025

BANCADA GARANTIDA O futuro presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), que é da Paraíba, vai conseguir aprovar até julho o aumento do número de deputados federais no Brasil. 

Só assim para garantir que a própria Paraíba e o Piauí não percam, cada um, dois federais em 2026. Isso significaria perder também 6 estaduais, cada um. 

A bancada do Piauí e de muitos outros estados podem respirar aliviadas. Atualmente são 513 e o número passaria para pelo menos 527 (no mínimo mais 14).

STF MANDOU ALTERAR

O Supremo Tribunal Federal (STF) mandou o Câmara alterar até o final de junho de 2025 a configuração das bancadas de deputados dos Estados. 

A mudança é fruto de ação do Governo do Pará, que ganha 4 federais com as alterações.

O Pará argumenta que os dados do Censo de 2022 impõem uma redivisão das bancadas.

VEJA COMO FICA

12 estados e o Distrito Federal não seriam afetados com perdas 

Pará e Santa Catarina ganhariam 4 vagas

 Amazonas teria mais 2 

Ceará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais mais 1

Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul perdem 2

Alagoas e Pernambuco perdem 1

Rio de Janeiro fica com 4 a menos

PERDAS GRANDES

Caso o Piauí perdesse dois deputados federais, o Estado perderia R$ 80 milhões por ano em recursos, totalizando R$ 320 milhões ao longo de quatro anos.

Embora a bancada de São Paulo faça pouco caso do assunto, o presidente sendo Hugo Motta a ampliação deve mesmo acontecer.

Ele esteve em Teresina na sexta-feira (22) e foi recebido no Palácio de Karnak pelo governador Rafael Fonteles (PT), acompanhado da bancada federal do Piauí. Todos irão votar nele para presidente da Câmara em fevereiro.

Futuro presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, com o governador Rafael Fonteles e a bancada federal do Piauí no Palácio de Karnak 

Hugo Motta conversa com o governador Rafael Fonteles 

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES