A eleição para vereador de Teresina neste ano será a mais disputada da história. E algumas chapas são peso-pesado, com até 8 vereadores disputando as vagas em cada grupo.
A questão é: não há cadeira para todos e parlamentares não serão reeleitos após a divulgação do resultado no dia 6 de outubro.
Qual a chapa mais favorável aos pré-candidatos com mandato? A do MDB? Ou seria a super-chapa da federação entre PT, PV e PCdoB? Ou mesmo a do PRD?
O QUE ACONTECEU:
O pré-candidato a vereador Daniel Carvalho, da chapa do MDB, disse nesta terça-feira (7) que a chapa mais favorável aos nomes com mandato é a sua, pois eles querem eleger 5 parlamentares e só têm três vereadores no grupo: Zé Nito, Luiz Lobão e Teresinha Medeiros.
"O MDB pode reeleger três vereadores e ainda eleger dois nomes novos para renovar a Câmara", afirmou, naturalmente considerando que um dos novos será ele próprio.
Ele avalia que a situação é mais complicada nas chapas do PT e PRD, que têm cada uma 8 vereadores na disputa.
VEJA AS CHAPAS PESO-PESADO:
PRD - 8
Bruno Vilarinho
Markim Costa
Valdemir Virgino
Alan Brandão
Renato Berger
Levino
Graça Amorim
Roberval Queiroz
PT - 8
Venâncio
Dudu
Elzuíla Calisto
Deolindo Moura
Gustavo de Carvalho
Joaquim Caldas
Neto do Angelim
Poliana Rocha
MDB - 3
Zé Nito
Luiz Lobão
Teresinha Medeiros
PRANTO E RANGER DE DENTES!
O próprio PRD trabalha com o número realista de eleger 5 vereadores. Sendo assim, pelo menos 3 não se reelegem. Isso sem considerar que existem pré-candidatos fortes que podem comer ainda mais vagas, como Roncallin e Juca Alves.
Já a chapa da federação PT, PV e PCdoB pode eleger de 7 a 9. Se ficar nos 7, pelo menos um com mandato fica na suplência.
MAIS TRANQUILAS
O MDB tem apenas três: Teresinha Medeiros, Zé Nito e Luiz Lobão. Elegendo 5, de fato a situação é menos temerosa.
Já chapas como PDT, Solidariedade, PP e PSD são mais tranquilas para nomes com mandato (elas vão eleger de 2 a 4 nomes cada).