A menor cidade do Piauí, de apenas 1.318 moradores (Censo 2022), vai ter nada menos que três candidatos a prefeito neste ano.
Miguel Leão é a quarta menor cidade brasileira em população e o atual prefeito, Robertinho, foi reeleito em 2020 com somente 841 votos (58,04% do total). O número total de eleitores (1.474) superou o de moradores no último pleito.
Apesar de ter um eleitorado muito pequeno, três nomes irão disputar esses menos de 1.474 votos.
O prefeito Robertinho (PP) ainda não decidiu qual nome vai apoiar, mas já sinalizou ao vice-prefeito, Gonçalo Batista, que não será ele o escolhido.
Diante disso, Gonçalo decidiu sair candidato pelo PMB, com o apoio de Tiago Vasconcelos, tendo como vice na chapa o vereador Evandro Roberto.
Os dois pré-candidatos da chapa Gonçalo e Evandro já conseguiram o apoio da vereadora Daiana Lima, do secretário de Obras, James Lima, e de lideranças como Clemilton Barradas e Evaldo Veloso.
Além do nome do prefeito e da pré-candidatura do vice Gonçalo, a oposição terá como candidato o ex-prefeito de Agricolândia, Walter Barradas, do PSD.
Walter tenta se consolidar como liderança regional, pois a esposa é prefeita de Lagoinha (Kelly Alencar) e o sobrinho de Agricolândia (Ítalo Alencar). Ele ainda ensaiou uma pré-candidatura em Barro Duro, mas terminou optando por Miguel Leão.