Apoliana Oliveira

Comentarista de política do Jogo do Poder. Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí.

Lista de Colunas

Setur vai propor a W.Dias adiamento do Carnaval no Piauí

A questão também será tratada com os prefeitos de cidades que realizam festas importantes no Carnaval

O secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, vai propor ao governador Wellington Dias o adiamento das festividades de carnaval no Piauí em razão do cenário ainda preocupante da pandemia do novo coronavírus.

“O vírus continua circulando, já se tem notícias de uma variante e sabemos que as festividades de carnaval costumam sempre contar com uma presença muito grande de pessoas, ou seja, com aglomerações, o que não é recomendado nesse momento”, observa o gestor.

Foto: Divulgação/AlepiA proposta é que as festas, previstas para acontecer entre os dias 13 e 16 de fevereiro, sejam realizadas apenas em junho, caso, até lá, a vacina contra o vírus esteja disponível no estado. A data permitiria ainda juntar o carnaval com as festas juninas, potencializando o evento.

O adiamento da folia de Momo já vem sendo debatido em estados onde a tradição do carnaval é ainda mais pujante, como Bahia e Rio de Janeiro. 

“O Piauí tem muitas cidades com tradições carnavalescas, a exemplo de Luís Correia, Barras, Água Branca, União e Floriano, por exemplo. São cidades que costumam trazer bandas nacionais e atraem um grande público, não apenas do Piauí, mas também de outros Estados. O momento é de continuar com cautela, adotando os cuidados necessários para evitarmos que tenhamos ainda mais casos de pessoas com o vírus e até mesmo óbitos”, avalia.

O Comitê de Operações Emergenciais em Saúde (COE), que decidirá sobre a questão, recomendou, por exemplo, que as festividades de réveillon fossem suspensas.

A questão também será tratada com os prefeitos, já que boa parte dos eventos de carnaval ocorrem com o apoio da Secretaria de Turismo (Setur), para fomentar o setor no estado.

“Discutiremos com os prefeitos dessas cidades também para avaliar um momento oportuno para que essas festas possam voltar a acontecer, mas em segurança”, pontua Flávio Nogueira.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES