Questionado se o Partido dos Trabalhadores deveria entregar os cargos na gestão de Dr. Pessoa, agora que o prefeito assumirá - com seu grupo político - o comando do Partido Liberal, o secretário de Fazenda e pré-candidato ao governo do Piauí, Rafael Fonteles, defendeu que o momento é de ter calma e de esperar o desenrolar dos acontecimentos.
“Vamos aguardar os fatos, tudo dentro do partido dos trabalhadores é muito debatido, discutido, e depois é que toma uma decisão. Vamos aguardar os fatos para a gente não precipitar essas discussões. É um momento certamente muito tenso, porque você tem essa janela partidária, prazo de desincompatibilização, de quem vai ser candidato, então é natural que haja muita tensão”, afirmou Fonteles em entrevista.
Contudo, o diretório municipal do PT e membros da bancada estadual da sigla no Piauí tem pressionado para que os vereadores petistas entreguem seus cargos, considerando que no PL e com o apoio declarado ao presidente Jair Bolsonaro, a aliança política com o prefeito da capital é insustentável.