Após passar por Robert Rios e João Henrique Sousa, o abacaxi do transporte público de Teresina está agora nas mãos do major Cláudio Pessoa, o Plano C do prefeito Dr. Pessoa. Ontem, numa reunião com o SITT e os 4 consórcios que operam o sistema, Cláudio ganhou certa simpatia dos empresários, que se comprometeram em encerrar as conversas com deputados e vereadores em busca de alternativas e pressões outras para fazer “a coisa andar”.
Após o encontro, Strans e SITT alinharam os discursos. Acertaram um auxílio gratuidade e concordaram que o aporte não significa dinheiro no bolso dos empresários, mas uma forma de restabelecer o equilíbrio financeiro do sistema. O valor será definido com um cruzamento de planilhas até a próxima sexta-feira.
Subsídio está fora de questão. Falar em Setut é heresia. O edital de uma nova licitação e o processo para declaração de caducidade do contrato seguem. Mas as empresas acreditam que mesmo perdendo o contrato, têm elementos suficientes para embolsar uma boa indenização.
O Plano de Cláudio é chegar a uma solução e, o mais importante, ter ônibus nas ruas já na próxima semana. Se não conseguir, o prefeito pode seguir para a próxima letra do alfabeto.