Na semana em que se reúne com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, em Brasília, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, reforçou seu desejo de que o diretório estadual da sigla fique sob o comando do deputado estadual Jeová Alencar.
“Se é de dar ao de fora, dá ao de casa a presidência do partido”, ressalta o prefeito, que não ficou nada satisfeito com a escolha de Maia Filho para comandar o partido. Ele foi indicado por Jadyel Alencar (PV), que detém agora o comando do Republicanos no estado, num revés para o Palácio da Cidade.
Acontece que o nome de Jeová não está no topo da lista da Jadyel. Os dois, que foram grandes parceiros na campanha de 2022, fazendo dobradinha, andam agora se estranhando. A alternativa, dizem interlocutores do parlamentar federal, seria o hoje superintendente da Saad Leste, Gustavo Gayoso.
Ter Jeová no comando é, para o prefeito, uma carta de seguro em relação ao processo eleitoral de 2024. Aliados temem que, sob o comando de Jadyel e Mainha, Pessoa possa perder a sigla para concorrer à reeleição.
O impasse, espera-se, deve ser solucionado no encontro que acontece em Brasília, nesta quarta-feira (20). O prefeito terá ainda agenda em instituições financeiras, para o acompanhamento dos processos de operação de crédito contratados pela prefeitura de Teresina.