Xeque-mate! O Cidadania já sabe como aniquilar a influência do PSDB na composição majoritária em Teresina, para 2024. A direção municipal do partido vai trabalhar para filiar o prefeito Dr. Pessoa, hoje no Republicanos, para concorrer à reeleição. Assim, os tucanos teriam reduzidas quase a zero a possibilidade de lançar candidatura no próximo ano.
E tudo está previsto no estatuto da Federação PSDB/Cidadania, que no seu Artigo 35 diz: "O partido político federado que possuir como filiado o detentor de cargo majoritário municipal tem preferência para indicar seu sucessor". Ou seja, como Dr. Pessoa vai para a reeleição, tem a preferência em relação aos tucanos.
"Assim, iremos resolver os problemas deles [tucanos] que não conseguem se decidir sobre o candidato", ironiza uma fonte do Palácio da Cidade, em conversa com a coluna.
No diálogo que teve por telefone com o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, o prefeito Dr. Pessoa foi convidado para uma audiência em Brasília. A agenda ainda não foi marcada, mas deve ocorrer após as comemorações do aniversário de 171 anos de Teresina.
Até aqui, o comando estadual do PSDB mantém a tese de candidatura própria na capital. O pré-candidato lançado pela sigla é o presidente do diretório no Piauí, o ex-deputado estadual Luciano Nunes. Ontem, à coluna, ele afirmou que, em razão da federação, a aliança política do Cidadania não aconteceria na prática. Mas a filiação do prefeito mudaria tudo.