Pedro Tourinho, secretário de Cultura Turismo de Salvador, se pronunciou na tarde desta terça-feira (17) após soltar indireta para Claudia Leitte em uma postagem nas redes sociais.
A cantora foi novamente alvo de críticas após alterar a letra da música Caranguejo durante show. No trecho original, os versos são "Joga flores no mar. Saudando a rainha Iemanjá", mas Leitte ignorou a homenagem ao orixá e cantou: "Joga flores. Eu canto meu rei Yeshua". O termo significa o nome de Jesus em hebraico. A polêmica ganhou mais força após Ivete Sangalo dar like na publicação.
‘’Amigos, essa questão que levantei é muito mais sobre o todo do que sobre a parte, e maior e mais endêmica do que qualquer caso isolado. Sei que perde-se controle, mas a intenção não é alimentar hate contra ninguém, e sim puxar a discussão como um todo. Por favor, vamos controlar comentários para não alimentar a discussão na direção errada’’, afirmou Tourinho.
O QUE ELE DISSE ANTERIORMENTE
"Quando um artista que se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e a cultura, reverencia a percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo, e é o surreal e explícito reforço do que houve de errado naquele tempo", iniciou.
"Se é para celebrar os 40 anos do Axé Music, que seja para celebrar com respeito, fortalecendo seu fundamento, ajustando desequilíbrios, valorizando sua verdade, avançar caminhando pela frente. Não podemos admitir desrespeito, apropriação e retrocesso, novamente", completou.