Nas declarações oficiais do governo, as mudanças no secretariado não mudam as diretrizes do governo. Na prática, criam um novo perfil, com a presença mais forte de secretários vinculados às universidades e com formação mais elevada, com mestrado e doutorado.
Dos quatro novos secretários anunciados ontem, três - César Fortes, Marco Bona e Ernani Maia - são professores universitários. Com a chegada de César, o governo reforça o time de doutores: também em este título o coordenador de Comunicação Fenelon Rocha e a presidente da Fapepi, Barbara Olímpia. Fenelon é professor da Ufpi e Barbara, da Uespi.
A lista de professores universitários é mais ampla e começa pelo próprio governador Wilson Martins, docente do Curso de Medicina da Universidade Federal. A relação tem ainda Ubiraci Carvalho, secretario de Defesa Civil, que foi professor do próprio Wilson, na Ufpi. Dalton Macambira, do Meio Ambiente, e Merlong Solano, das Cidades, também são professores efetivos da UFPI, assim como Paulo Ivan (Administração) tem mestrado e ministra aulas em faculdade particular e em cursos de especialização.