O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou ontem, sob a coordenação do presidente Edvaldo Pereira de Moura, o evento ?Diálogo Público ? Propaganda Eleitoral Antecipada?. O evento contou com a participação de desembargadores, procuradores da República, membros da Corte Eleitoral, juízes federais e estaduais e servidores do TRE-PI.
O evento teve como objetivo informar dirigentes partidários, políticos, eventuais candidatos, jornalistas, radialistas, representantes de TVs e de portais eletrônicos sobre as regras da legislação para as eleições deste ano e os cuidados a serem adotados com relação à propaganda eleitoral e à divulgação de fatos relacionados às Eleições Gerais.
Em seu discurso de abertura, o desembargador Edvaldo Moura destacou a importância do evento na preparação das autoridades que representam a Justiça Eleitoral para o desempenho de suas funções de maneira a garantir a realização da Justiça e da lisura das Eleições Gerais.
Em seguida, foi proferida palestra pelo juiz do Maranhão Márlon Reis, idealizador e integrante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. O magistrado falou sobre o tema ?Eleições Limpas: o papel dos Partidos Políticos e da imprensa?.
Na sequência se pronunciaram os procuradores da república Alexandre Assunção e Silva, Kelston Pinheiro Lages, Carlos Wagner Barbosa Guimarães e Marco Aurélio Adão. Fez uso da palavra ainda o Juiz Federal, Sandro Helano Soares Santiago.
Destacaram os palestrantes que a Justiça Eleitoral do Piauí continuará fiel no cumprimento do seu mister institucional, precipuamente vigilante em relação a quaisquer desrespeitos à legislação eleitoral, bem como na punição àqueles que ousarem praticá-la.