A cidade de Teresina poderá ganhar um porto seco para a exportação de mercadorias ainda este ano. O prefeito Firmino Filho recebeu ontem, no Palácio da Cidade, uma proposta do Governo do Estado com o objetivo de criar o Centro Logístico Industrial Aduaneiro (CLIA) no Pólo Empresarial Sul de Teresina.
A formalização da parceria da Prefeitura de Teresina com o Governo do Estado e Federação das Indústrias do Piauí para a criação do CLIA foi proposta ao prefeito pela superintendente de Projetos do Governo do Estado, Lucile Moura, durante reunião que contou com a participação também do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Fábio Nery e de técnicos do Governo e da Prefeitura. Conforme a proposta, o porto seco ocupará uma área de 10 hectares do Polo Empresarial Sul.
O Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina criarão uma empresa pública para o gerenciamento do CLIA. A exportação de produtos poderá ser feita através dos portos de Pecém, no Ceará e Itaqui, no Maranhão. Inicialmente estão disponíveis R$ 15 milhões para as obras de infraestrutura do CLIA que poderá entrar em operação ainda este ano.
O prefeito Firmino Filho manifestou o interesse da Prefeitura de Teresina em estimular a economia com a instalação do Centro Logístico Industrial Aduaneiro (CLIA). Ele disse que a Prefeitura de Teresina já vem mantendo parcerias com o Governo do Estado em várias ações como o prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco e o início dos estudos para a construção de um novo aeroporto para a cidade, possivelmente na zona Sul.