STF extingue pena de José Dirceu na Lava Jato

2ª Turma do STF)extinguiu a pena de José Dirceu na Lava Jato

Avalie a matéria:

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) extinguiu nesta terça-feira, dia 21, a pena do ex-ministro José Dirceu por corrupção passiva na Lava Jato. O placar do julgamento foi 3 a 2.

Os ministros atenderam pedido de José Dirceu para a extinção da pena por prescrição. A solicitação foi rejeitada pelo relator, ministro Edson Fachin, e pela ministra Carmen Lúcia.

Votaram a favor os ministros Nunes Marques, Gilmar Mendes e o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que tinha votado antes da sua aposentadoria no STF. O julgamento se estendia desde 2022.

José Dirceu. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A defesa de José Dirceu argumentou quena data da publicação da sentença [março de 2017], o suposto crime, de 2009, já estava prescrito, porque a denúncia foi recebida apenas em junho de 2016. Na época da condenação, Dirceu tinha mais de 70 anos, o que fez com que os prazos prescricionais caíssem pela metade, de acordo com a Lei.

Ele foi condenado pela 13ª Vara Federal de Curitiba a 8 anos, 10 meses e 28 dias de prisão pelo suposto recebimento de vantagens ilícitas oriundas de um contrato celebrado entre a Petrobras e Apoli Tubulars.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES