Os deputados estaduais definiram nesta quinta-feira, dia 26, os partidos e blocos partidários que irão indicar os presidentes das nove comissões técnicas. Os presidentes da maioria das comissões já foram definidos na reunião realizada hoje. Na próxima terça-feira (3) já haverá reunião ordinária das Comissões e na quarta-feira (4) será apreciada a lei do piso salarial dos professores.
Com os presidentes das comissões definidos os deputados já podem receber os projetos que irão relatar. A primeira reunião será da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Coube ao bloco PDT/PP/PRB indicar o nome do presidente da CCJ, deputado Robert Rios (PDT). Rios informou que já ainda amanhã começa a indicar relatores para matérias que já estão em tramitação na Casa.
Agora os líderes das bancadas e dos blocos irão indicar os nomes membros das comissões. De acordo com o deputado Fábio Novo (PT) prevaleceu o consenso e o que diz o regimento interno em relação a formação das comissões. O estreante, deputado Firmino Paulo (PSDB), que é advogado e delegado será o presidente da Comissão de Segurança. Evaldo Gomes (PTC) disse que pretende estabelecer uma pauta de debates e projetos na Comissão de Educação, Saúde e Cultura, comissão que vai presidir. Segundo ele os temas referentes as três áreas terão grande atenção.
Administração Pública e Política Social – PMDB - Juliana Moraes Sousa, presidente
Constituição e Justiça – PDT/PP/PRB – Robert Rios (PDT), presidente
Defesa dos Direitos da Mulher – PT/PTB – Flora Izabel (PT), presidente
Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente - PMDB - Pablo Santos, presidente
Direitos Humanos e Juventude – PSD – Georgiano Neto (PSD), presidente
Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação – PT/PTB – Liziê Coelho (PT), presidente
Infraestrutura e Política Econômica – PSB – Rubem Martins, presidente
Saúde, Educação e Cultura – PTC/PR – Evaldo Gomes (PTC), presidente
Segurança Pública – PSDB – Firmino Paulo, presidente