O presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, deputado estadual Fábio Novo, afirmou nesta segunda, dia 10, que é preciso respeitar a decisão dos filiados ao Diretório Municipal que, através do voto, deciciram pela adesão do partido a candidatura a reeleição do prefeito Elmano Férrer.
?Existe um recurso que nós vamos julgar, mas ela não muda o resultado. Eu mesmo quando fui eleito presidente tive três recursos contra a minha eleição. Isso não muda o resultado, a posição está mantida. É preciso respeitar a decisão?, disse Novo.
O petista Oscar de Barros entregou no último dia 28 de março no Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores representação solicitando a anulação da eleição interna que resultou na vitória do grupo que defende a tese da aliança com o prefeito Elmano Férrer e a consequente derrota dos defensores do lançamento da candidatura própria do partido em Teresina. Oscar é um dos coordenadores da Chapa 3. A eleição aconteceu no último dia 25 de março de 2012.
No documento elaborado por corpo jurídico assessor, com embasamento nas regras estabelecidas pelo Estatuto do Partido dos Trabalhadores e nos desvios registrados através de flagrante, estão listados seus motivos para o pedido de impugnação da eleição no PT.
O documento diz que a eleição foi convocada enquanto o Diretório Municipal estava inadimplente; O PT Municipal não forneceu as listas dos eleitores votantes em tempo hábil para os representantes das outras chapas; Há graves indícios de fraude na lista de votação, sendo que militantes históricos do PT e em dia com suas obrigações partidárias não puderam votar; Na urna do Escolão do Mocambinho pessoas votaram por outras, tendo tal fato inclusive sido impugnado no dia e na hora da votação; Os ônibus e micro-ônibus alugados pelo PT Municipal somente foram utilizados em favor da Chapa 2; Há um CD com áudio onde consta conversa entre eleitores do PT tratando de compra de votos.