O projeto de lei de autoria da Prefeitura Municipal de Teresina que reajusta o salário dos professores municipal em 22,22% começa a tramitar nesta quarta-feira, dia 02, na Câmara Municipal de Teresina. A leitura da mensagem será feita hoje no plenário e as duas votações acontecerão amanhã, já que o presidente da Casa pediu regime de urgência. ?Já entregamos uma cópia para os membros das comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento para que dêem seus pareceres a respeito da matéria, para agilizarmos a votação?, disse Edvaldo Marques.
Os professores em greve estarão hoje na Câmara para acompanhar a tramitação do projeto. Em assembleia realizada na última segunda-feira, dia 30, no 87º dia da greve, a categoria decidiu pela continuidade do movimento e contestou pontos do projeto apresentado na Câmara.
Os professores entendem que na tabela de vencimentos e da Gratificação de Incentivo à Docência o reajuste deveria ser de 24,26% de forma linear, respeitando classes (10%) e níveis (5%) e não os 22,22% propostos pela Prefeitura de Teresina. Os sindicalistas apontam ainda que o texto do projeto enviado pela prefeitura não contempla os aposentados com o reajuste de 24,26% e vigora apenas a partir de 1º de maio sem pagamento retroativo ai mês de janeiro. A categoria quer ainda um piso de R$ 1.937,26.