O vereador R. Silva (PP) protocolou processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Teresina contra o vereador Joninha (PSDB) solicitando a cassação do mandato do colega motivado por um discurso no plenário onde o tucano teria usado o termo ?nós? ao se referir a empresa Qualix, responsável pela coleta de lixo e varrição de Teresina. Segundo R. Silva, o vereador Joninha deixou a entender que faz parte dos quadros da empresa ao defender a Qualix das críticas pelo serviço prestado em Teresina.
O vereador Rodrigo Martins (PSB), presidente do Conselho de Ética, notificou ontem oficialmente por escrito o vereador Joninha sobre a abertura do processo e solicitou a desgravação da fita do discurso do vereador do PSDB.
?Agora é cair na questão da averiguação do fato, já solicitamos a transcrição da fala do vereador e vamos apresentar nosso relatório no prazo de 15 dias. Se ele tiver alguma participação formal na empresa, a Lei Orgânica do Município determina a perda do mandato por quebra de decoro. Mas por enquanto, tudo é especulação?, afirmou Rodrigo Martins. A referida lei, no seu artigo 38 diz que o vereador é proibido de ter vínculos formais com as empresas que prestam serviço à Prefeitura Municipal de Teresina.