Prefeitos recebem plano de ação para municípios da Ride

Prefeitos que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Grande Teresina receberam ontem o plano de ação integrada e sustentável da região que tem 15 cidades

Os prefeitos que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Grande Teresina receberam ontem o plano de ação integrada e sustentável da Ride. O encontro aconteceu no Palácio da Cidade, e contou com a presença do coordenador João Batista Alves, prefeitos dos quinze municípios que fazem parte da Ride, com representantes da Codevasf, da empresa responsável pelo projeto, secretários municipais e vereadores de Teresina.

O plano de ação consiste em um método de atuação em quatro frentes de desenvolvimento voltados para municípios que integram a Grande Teresina. O plano deverá seguir os preceitos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), do Ministério da Integração Nacional (MI), e da legislação vinculada à Ride.

Para o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, a ação em conjunto é muito importante para os municípios. “Geralmente as áreas têm os mesmos problemas, já que ficam próximas, e essa ação em conjunto irá ajudar a vencer os problemas comuns com soluções viáveis”, explicou.
O prefeito do município de Beneditinos, Arão Monteiro, destacou as áreas para as quais as ações serão voltadas.

“Áreas como turismo, saúde, infraestrutura e assistência social terão atenção específica, atendendo às necessidades da população”, frisou.

O secretário municipal de planejamento, Washington Bonfim, explicou que o encontro desta tarde era a uma oportunidade de fazer os ajustes finais no que está previsto. “O Plano será lançado no dia 15 de novembro em 14 municípios do Piauí e em Timon, este encontro com os prefeitos é o alinhamento final para que todos coloquem duas dúvidas e sugestões”, pontuou.

O prefeito Firmino Filho disse estar confiante no sucesso do plano. “Não tenho a menor dúvida de que emitimos nossas preocupações e necessidades. O plano desenvolvido é um instrumento importante para o fortalecimento da Ride e para captação de recursos”, frisou.

Serão realizadas ações na dimensão político-institucional, dimensão social; dimensão econômica e dimensão geoambiental.

A Ride da Grande Teresina é formada pelos municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinho, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, Pau D´arco do Piauí, Teresina e União, no estado do Piauí, e pelo município de Timon, no estado do Maranhão.

Os programas e projetos prioritários para a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina serão financiados com recursos do Orçamento da União, dos estados e dos municípios abrangidos pela Ride, além de operações de crédito externas e internas.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES