O município de Brasileira, 155 km de Teresina, teve, pela terceira vez, mudança nos candidatos a prefeito e vice. A candidata Carmen Gean (PC do B) se registrou para disputar o cargo de prefeita pela coligação composta pelo PMDB, DEM e PC do B, tendo como candidato a vice-prefeito Rychardson Meneses (PMDB). Já o PSB lançou o candidato José Sampaio Araújo Filho, o Zé Filho, candidato pela coligação composta por PT, PSB e PSD, tendo como vice Amarildo (PSD).
A primeira composição da disputa eleitoral no município tinha o vice-prefeito Wilson Aguiar como mais uma vez candidato a vice na chapa encabeçada por Messias Filho. Já o prefeito Chico Amado decidiu apoiar a candidatura de Zé Filho. No entanto, o prefeito teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), acusado de infidelidade partidária por ter trocado o PSDB pelo PSB, e o vice Wilson Aguiar assumiu o cargo.
A nova composição aconteceu quando os dois candidatos, Messias Filho e Zé Filho, tiveram suas candidaturas indeferidas. Messias Filho renunciou a candidatura e colocou a advogada Carmen Gean como sua substituta na disputa. Já o candidato Zé Filho entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir sua candidatura.
Por ter assumido recentemente a prefeitura e não disputar o pleito, o então candidato a vice, Wilson Aguiar, foi substituído por Rychardson Meneses (PMDB) na chapa de Carmem Gean.
Brasileira possui 6.824 eleitores aptos a votar na eleição do próximo domingo, dia 07, de acordo com dados do TSE.